quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quaresma tempo de renuncia e conversão

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
Que nessa quaresma todos nó possamos ter uma experiência do amor de DEUS através da nossa oração que possamos também pedir ao espirito santo uma efusão em nossas vidas para que nessa quaresma e em todos os tempos proclamar que jesus Cristo é o senhor!!!!!!!!!!!!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

ALINNE

hoje minha vida tem sentido uma razão de viver
viver o bem estar, o amor o bem querer
faz a vida ficar mais bela,tão repleta de carinho
pois concerteza tem um lugar um cantinho

cantinho de vida, de esperança de tudo que há de bom
pode ate ser difícil de se interpretar apenas por um som
beleza linda de se olhar, mais linda ate que o brilho de um luar

algo que que faz meu coração bater numa constante loucura
loucura de te ver de te olhar
pode ate ser também de te amar

um sorriso que preenche todo um vazio
um buraco triste e sombrio
algo que enche de esperança
que mi faz aguçar a esperança

esperança de algo bom e belo
que afirma um grande elo
de felicidade e ternura
de bondade e doçura

que faz meu coração estremecer
a ponto de de não temer
em simplesmente te ver

dizer meus sentimentos e meus sonhos
de ficar comvoce por longos anos

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

15º jovisa da paroquia são jose operaio de itajuba-mg (tomais animo nao temais eis o vosso DEUS)

mais uma vez os jovens da paroquia são jose operario da cidade de itajuba - mg puderam experimentar o amor de DEUS masi uma vez atraves desse encontro mais uma vez confirmando em seus coraçoes
"tomais animo nao temais eis o vosso DEUS"